Um dos eventos de moda mais importantes do Brasil sofreu duras críticas após ter discriminado modelos na seleção para o Fashion Rio, edição Inverno 2014 (dias 06, 07, 08 e 09).
Um acordo que determina a presença de modelos negros nos desfiles do Fashion Rio foi assinado terça-feira, dia 05, pelo Fashion Rio e por representantes da ONG Educafro. Além desses, participaram do encontro representantes da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio (Ceppir), o deputado estadual Gilberto Palmares (PT) e a gerente do departamento jurídico da Luminosidade, empresa responsável pela organização das semanas de moda do Rio de Janeiro e São Paulo, Verbana Maciel.
Na reunião, foi decidido que a empresa responsável pela organização dos eventos de moda de recomendará às grifes que, um percentual mínimo de 10% de modelos negros, seja respeitado.
De acordo Larissa Dadidovich, defensora pública, os desfiles contarão com a presença de agentes da defensoria pública, para verificar se o acordo será cumprido. Segundo o presidente do Grupo Palco Mil Sonhos, Leônidas Lopes, nenhuma modelo negra foi selecionada para o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário