A juventude vai ao cinema
-Entre os Muros da Escola
Baseado em livro homônimo, o filme mostra as experiências do professor de literatura François Marin em uma escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Paris. O docente tenta estimular os estudantes, mesmo tendo que lidar com o descaso dos alunos. A obra foi indicada ao Oscar 2009 de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008.
Ficha técnica
Direção: Laurent Cantet
Duração: 128 min
Ano: 2007
País: França
- Escritores da Liberdade
Uma professora tenta combater um sistema deficiente e fazer com que a sala de aula faça a diferença na vida de seus alunos, criados em meio à violência e à agressividade. Por meio de diários, os adolescentes escrevem suas histórias e têm a chance de ter uma voz própria. O longa foi inspirado em eventos reais, relatados pela professora Erin Gruwell e seus alunos no livro "O Diário dos Escritores da Liberdade".
Ficha técnica
Direção: Richard LaGravenese
Duração: 123 min
Música Negra
Juno (Juno, 2007)
Abordando um tema bastante atual, Juno (Ellen Page) é uma menina de 16 anos que engravida logo na sua primeira vez do seu colega de classe Bleeker (Michael Cera). Decidida a não levar essa gravidez adiante ela decide imediatamente fazer um aborto. Chegando na clínica, ela desiste e resolve então, continuar com a gravidez. Pensando não ter maturidade suficiente, ela busca um casal perfeito para adotar seu filho. Encontra, então, o jovem casal Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), que parece que irão resolver todos os problemas de Juno. Ao abordar temas delicados como a gravidez na adolescência, aborto e adoção o filme é exato e sem idealizações. Interessante notar o comportamento dos colegas de classe de Juno à medida que sua barriga cresce. O roteiro do filme é digno de nota, sendo premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original, mas o grande destaque do filme é, sem dúvida, a atuação de Ellen Page. Uma atuação extremamente natural que lhe rendeu a sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz e para mim é uma das melhores jovens atrizes que surgiu nos últimos tempos. Juno também foi indicada a Melhor Filme e Melhor Diretor para Jason Reitman. Realmente vale a pena conferir.
Por meio dos filmes abordados, podemos perceber claramente que os temas expostos referem-se a assuntos ligados à juventude e aos problemas enfrentados por ela atualmente. Muitos deles são tratados com relevância, exatamente por abordarem questões sociais que hoje encaramos de forma conflituosa. Exemplos desses assuntos são: o bullying, problemas diante da escolha sexual, conflitos familiares, inimizades, más influências, drogas, alcoolismo, etc. São exatamente sobre esses assuntos que devemos dar destaque, pois apesar de não enquadrarem um modelo aprazível, eles existem. Uma forma de amenizar os rigores desses problemas é discutir e buscar soluções para os mesmos. Cabe ressaltar que, mesmo diante desses dilemas, muitos pontos positivos podem ser mencionados, como as diversas formas de superação e ultrapassagem de obstáculos.
“Vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo; vista pelos velhos, um passado muito breve”.
- Arthur Schopenhauer.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEntre os muros da escola é um ótimo filme!! Recomendo!
ResponderExcluir