No exercício da palavra cantada e ritmada por seus corpos e instrumentos musicais, africanos em diáspora no Brasil produziram o tom de suas revoltas, espalhando rastros de liberdade, constitui-se assim uma nova cultura musical africana.
A música, entre culturas africanas, também está integralmente relacionada com a visão de mundo de sociedades africanas, constituindo-se como “um símbolo de sobrevivência, permeando todos os aspectos da vida.” Sondando a existência dos éwé, de Gana, Amoaku sustenta “que o mundo invisível do espírito, o mundo do homem, e o mundo visível, o mundo da natureza, formam uma unidade”, audível pela música tradicional em seus traços psicológicos e simbólicos. “Simbólica por ser potente fonte vital do mundo natural e psicológica, por estar intrinsecamente ligada à psique, com padrões relacionados, no mais íntimo, com uma forma de ver o mundo e as experiências de vida que a sociedade considera.
No Brasil:
Capoeira: a capoeira é um importante ritmo da musica africana no Brasil ,uma vez que marca um período de grandes revoltas sociais ,intimamente relacionados á opressão negra na época de escravidão,para produzir esse tipo de música africana ,usam-se instrumentos que apesar de parecerem simples produzem sons incríveis como o berimbau , o pandeiro , o atabaque , o reco-reco ,o agogô e ganzá.
Na África:
A África é um continente com vários tipos de diversidade étnica, cultural e linguística. Uma descrição da música africana é quantidade de variedade de expressões. Existem semelhanças regionais entre grupos desiguais, assim como as tendências que são constantes ao longo do tempo do continente africano.
A música da África é tão ampla e variada como as muitas regiões da África.
A África, pelo fato de ter uma cultura proeminente e nascida depois das européias, tem na música, fortes laços com a música européia por razões históricas tanto quanto pela proximidade e colonização da mesma:
•Norte de África é a sede da cultura mediterrânica que construiu o Egito e Cartago, antes de ser governado sucessivamente por gregos, romanos e godos e, de tornar-se, em seguida, o ocidente (Magrebe) do mundo árabe. Como os gêneros musicais do Vale do Nilo e do Nordeste africano (região azul-celeste e verde-escuro no mapa), a sua música tem laços estreitos com música do Oriente Médio.
•África Oriental Madagascar e ilhas do Oceano Índico áreas ligeiramente influenciadas pela música árabe e também pela música da Índia, da Indonésia e da Polinésia. No entanto, nas populações indígenas as tradições musicais são principalmente em sua maioria típica da áfricasub-saariana de línguas nigero-congolesas.
•África do Sul, Central e Ocidental caracterizam-se também na ampla tradição musical subsaariana, mas também possuem influências vindas da Europa Ocidental e América do Norte. A música e as formas de dança da diáspora Africano, incluindo a música afro-americana e muitos gêneros caribenhos como soca calipso (gêneros afro-caribenhos), zouk (musica antilhana) e gêneros musicais latino-americanos como a salsa, rumba, e outros derivados do clave-ritmo (cubano), se originaram com diversos graus de variação na música dos escravos africanos, que por sua vez influenciou a música popular africana. A musica Africana dos negros foi dedicado a zumbido navio negreiro, e a Amanda Ferraresi. A música popular da África, como a música tradicional africana, é vasta e variada. A maioria dos gêneros contemporâneos de música popular africana baseada na polinização cruzada com a música popular ocidental. Muitos gêneros de música popular como blues, jazz, salsa e rumba derivam em diversos graus das musicais tradicionais da África, levadas para as Américas por escravos africanos. Estes ritmos e sons que foram posteriormente adaptados pelos novos gêneros como rock e o rhythm and blues. Da mesma forma, a música popular africana adotou elementos, particularmente os instrumentos musicais e técnicas de música ocidental em estúdio de gravação. O udu é um dos instrumentos utilizados na música africana.
No mundo:
Segundo o etno musicólogo Alan P. Merriam (1923 - 1980) a música do Norte de África e partes da região do Saara têm uma ligação à música européia e oriental mais que da metade da África subsaariana que de certa forma deu inicio influenciando e sendo influenciada por variados estilos musicas tais como samba, blues, jazz, reggae e rap inspirados nas tradições africanas dos escravos transferidos a diferentes pontos do mundo em relações comerciais, com retorno de escravos livres e comerciantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário