Literatura
O que é literatura:
A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, literatura japonesa etc. Literatura é manifestação da arte através da música da dança, da arte, da pintura.
Negros
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 21/6/1839, filho de uma família muito pobre. Mulato e vítima de preconceito, perdeu na infância sua mãe e foi criado pela madrasta. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor. Machado de Assis morreu de câncer, em sua cidade natal, no ano de 1908.
Obras mais conhecidas:
Helena - 1876
Memórias Póstumas de Brás Cubas - 1881
Dom Casmurro - 1899
Toni Morrison
Toni Morrison: Autora americana de escrita forte e pungente marcando seus romances. Em 1993 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura; Toni Morrison, nasceu na cidade de Lorain, em Ohio, nos Estados Unidos, no dia 18 de novembro de 1931. Ela se tornou famosa por sua obra intensa e comovente, na qual ela expressa a vivência das negras norte-americanas ao longo dos séculos XIX e XX. Seu primeiro livro, O Olho mais Azul, foi lançado em 1970, nesta publicação ela narra a história de uma jovem da raça negra que tem uma verdadeira compulsão pela pele branca, torturando-se incessantemente por não possuir olhos azuis.
João da Cruz e Souza
João da Cruz e Sousa nascido em Nossa Senhora do Desterro em 24 de novembro de 1861. Negro, filho de escravos alforriados, Cruz e Sousa teve um destino bem diferente da grande maioria dos afrodescendentes de sua época Mesmo não tendo sido reconhecido em vida, Cruz e Sousa é considerado até hoje um dos grandes poetas brasileiros do século XIX e o maior poeta do Simbolismo no Brasil.
Obras mais importantes:
Broqueis (1893), Missal (1893), Tropos e Fantasias (1885)
Nenhum comentário:
Postar um comentário